sábado, 16 de junho de 2007

HISTÓRIA DO WEBJORNALISMO

O primeiro grande jornal que ofereceu serviços on-line foi o The New York Times, em meados dos anos 70, com seu New York Times Information Bank. Na época este veículo de comunicação disponibilizou textos completos e resumos de artigos atuais e de edições diárias a assinantes (do veículo impresso) que possuíam pequenos computadores.
Em seguida o News & Observer criou sua própria BBS, que os usuários acessavam mediante uma taxa. Já em 1994, o San Jose Mercury News começou fornecendo gratuitamente resumos de notícias via América On-line, a partir daí houve a inclusão total da edição impressa do jornal, mas um tempo depois, os editores do jornal passaram a cobrar o acesso ao seu conteúdo.
No Brasil, as empresas jornalísticas entraram na rede a partir de iniciativas isoladas como as do Grupo O Estado de S. Paulo. Mas o primeiro jornal brasileiro a fazer uma cobertura completa no espaço virtual foi o Jornal do Brasil, em 28 de maio de 1995. Outros veículos que também entraram na rede foram: O Estado de Minas, Zero Hora, Diário de Pernambuco e Diário do Nordeste. Entretanto, somente em 1996, houve o lançamento do Brasil On-line, primeiro jornal em tempo real, em língua portuguesa, da América Latina, conhecido hoje na rede como Folha On-line. Quatro anos depois, o provedor de acesso à Internet Grátis (IG), coloca na rede o Último Segundo, um jornal digital produzido especialmente para Internet brasileira.
A tecnologia e a expansão do fluxo de informações estão cada vez mais transformando a sociedade e seus hábitos. O ser humano, não precisa nem sair de casa para saber os fatos de sua região ou mesmo de outros lugares do mundo. É somente ligar o rádio, a televisão, ler o jornal impresso e / ou acessar à Internet. Atualmente, a Internet, é o veículo de comunicação mais revolucionário de todos os citados, por reunirem várias. formas (textos, vídeo e áudio), tudo ao mesmo tempo, com a finalidade de informar e atrair o internauta esteja ele onde estiver e a hora que quiser, pois o conteúdo fica disponível 24 horas por dia.
O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel de impressão vai cedendo lugar as interfaces digitais que podem viajar a grandes velocidades carregando ligeiramente a informação. Com Bits que podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo; recursos multimídia que estão ampliando as possibilidades da mídia impressa.
O Webjornalismo fez uma verdadeira revolução no contexto de noticiabilidade promovendo a interação com mas velocidade entre o leitor agora internauta e o emissor o jornal que lança suas noticias 24 horas horas diárias fazendo com que o leitor possa ter acesso ao seu conteúdo de qualquer lugar do mundo desde que tenha acesso a internet.

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