domingo, 24 de junho de 2007

A Uniformidade do Som

A musica eletrônica é, sem duvida, o ritmo que mais influencia a musica pop mundial. No entanto, ao contrario do que normalmente se imagina, ela não é uma musica para as grandes massas e nem foi absorvida pela industria cultural, antes ela é uma musica de caráter essencialmente undergrund e alternativo. Por isso mesmo não existe uma uniformidade nesse estilo de musica e o que usualmente é chamado de techno é na verdade, apenas uma de suas vertentes.

As vertentes, como são nomeadas as variações do estilo, diferem-se entre si basicamente na velocidade de suas batidas (bpm), no usou, ou não, de vocalizes, e no tipo de sons mixados (sons da natureza, sons tribais, metais, etc.) Essas vertentes atendem à necessidades de identificação especificas dos vários grupos que compõe as tribos da cena eletrônica.
Os jovens que compõe essas tribos não formam uma massa única, possuem gostos e atitudes especificas em relação as vertentes da e-music. Por isso a cena eletrônica possui uma terminologia própria, a qual somente os antenados compreendem.

No Brasil, as vertentes que fazem mais sucesso com o grande público são as mais comerciais como o House. Já entres os Clubbers e Ravers sons mais conceituais como o Pystrance, Techno, e Drum n´Bass fazem as pistas de dança ferverem. Salvador não foge à regra, o House impera absoluto nas nossas pistas, mas graças ao trabalho de congromerados de dj´s, como o Pragatecno e Soononmoon outros sons têm sido divulgados por Raves, e-party e boates da cidade.

TEXTO: MAX MENDES

Nenhum comentário: