terça-feira, 12 de junho de 2007

Benefícios com a implantação da Tv Digital



















BENEFÍCIOS COM IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL

Por Ana Cristina Ferreira de Jesus



Com a implantação do sistema brasileiro de tv digital a população vai contar com a criação de quatro novos canais públicos de televisão. Os canais vão ficar em responsabilidade do poder executivo. Será um espaço certo para as transmissões de programações alternativas voltadas para a educação. O Ministério da Educação terá um canal visando um forte avanço para a educação à distância.
O telespectador poderá contar com vários programas de uma vez, na mesma transmissão, além de ter uma imagem mais limpa, definida e colorida. Traz sobretudo a possibilidade real de interatividade, com a comunicação entre o telespectador e a emissora.
Além da interatividade, terá uma imagem de alta definição, mobilidade e portabilidade, por exemplo, os celulares, com recepção gratuita e somente, a interatividade paga. Os mesmos serão os receptores por meio de chip e não precisarão das redes telefônicas para receber os sinais.
A convergência entre diversos meios, como telefonia fixa, móvel, radiodifusão e acesso à internet, será extremamente importante para a proposta da inclusão social e diversidade cultural brasileira.
Algumas vantagens dessa nova tecnologia são: Voz com maior qualidade; internet banda estreita e larga; comércio eletrônico; download de vídeo; vários canais de televisão de alta definição; interatividade local; disponibilidade de vários programas no mesmo canal.
Porém, traz alguns aspectos negativos, como poucas televisões atualmente possuem sistema pronto para receber em HDTV, geralmente os aparelhos custam a partir de 15 mil reais. O telespectador terá que gastar no mínimo de 200 reais para obter as caixas decodificadoras. Os programas não são produzidos em HDTV, qualidade superior ao DVD, a exceção o programa “A Diarista”.
Em curto prazo poucos cidadãos vão ter acesso às vantagens dessa tecnologia, entretanto a longo, milhares serão beneficiados.






















Nenhum comentário: