quarta-feira, 13 de junho de 2007

PROFISSIONAIS QUE EMBALAM AS NOITES

Texto Acadêmico para avaliação da disciplina Cibercultura e Novas Tecnologias
Profª: Isabella Andrade Santana
Anderson Almeida /2ª semestre noturno


PROFISSIONAIS QUE EMBALAM AS NOITES


DJ

A profissão ainda não é reconhecida pelo ministério do trabalho e ainda seus padrões são intitulado de sub-profissão. Ser DJ ou “Disk Jockey” hoje em dia é uma atividade bastante cobiçada e tentada por muitos jovens. Com a facilidade da internet e todos os softwares disponíveis a muitos se intitulando DJs.
Talvez pelo status que o DJ tenha hoje, talvez pelo acedio da mídia com a profissão, muitos jovens se fascinam simplesmente pelo prazer de colocar músicas para outras pessoas dançarem.
Na década de 80 o DJ era o cara que conseguia os discos importados, graças a um bom muambeiro ou um parente que trabalhasse viajando. Eram respeitados os DJs com a maior coleção de vinis e tinha que ser importados já que era uma cultura que estava sendo importada e praticamente todos os DJs tocavam musicas internacionais.


VJ

O trabalho do VJ ou “Vídeo Jockey” está ligado à arte, eles atuam brincando com as imagens através de estímulos e sentimentos sugeridos pelas músicas que são tocadas pelos DJs. Os Vjs são pessoas responsáveis pelo visual, pela imagem, construindo novos ambientes a todo o momento.
A profissão de VJ começou a crescer no Brasil em 2002, quando começaram a surgir eventos onde os VJs eram tão ou até mais importante do que o próprio DJ. Eventos como o Red Bull Live Images que aconteceu em SP em 2002 e o Festival Eletrônica de Novas Tendências Musicais que aconteceu em BH mostraram a importância desses profissionais no cenário eletrônico. VJ Alexis foi o primeiro VJ do brasi, foi ele tambem o responsavel pelo remix visual do filme Cidade de Deus.
Segundo o VJ Palumbo “as festas eletrônicas têm uma preocupação com estados alterados de consciência, como a música já existia estava faltando a imagem para completar um vazio deixado pelo som. De quebra, a imagem tem um poder de sedução muito grande, capaz de acentuar os sentimentos nas pessoas. Portanto, parece perfeita essa união de música e imagem”.
O ponto alto da profissão de VJ é que eles fazem parte de uma arte que pode ser trabalhada de diversas maneiras e em diversos lugares, ou seja, não somente em festas eletrônicas, como também em eventos de empresas, peças de teatro e cenários. Em relação ao salário tem uma variação muito grande de festa para festa, tudo depende de quantas horas vão ser trabalhada e como serão as apresentações.


LJ

Os light Jockey ou mais conhecidos com LJ são os profissionais responsáveis por toda aquela dança e efeitos de luzes criadas na pista de dança. Na maioria das vezes esses profissionais são técnicos em eletrônica, eletricistas que a noite troca o conforto de suas camas para contagiar os jovens nas boates, festas, raves e danceterias nas noites das grandes capitais.

Nenhum comentário: