sexta-feira, 15 de junho de 2007

Wi-Fi


Por Daniele de Souza Santos


Wi-Fi ou "Wireless Fidelity, é uma tecnologia de acesso à Internet sem fios. O sistema oferece uma conexão sem cabos com alcance de até 300 metros. A ausência de fios garante praticidade e mobilidade a quem acessa, além de ser um serviço de alta qualidade e muito rápido!
As redes Wi-Fi oferecem numerosas vantagens sobre as convencionais, que espalham cabos e fios pela casa ou pelo escritório de trabalho. São fáceis de instalar, não são muito caras e proporcionam maior liberdade aos usuários. Em vez de ficar preso a uma mesa ou ao conector de internet mais próximo, o usuário de redes sem fio podem pegar o notebook e se sentar na sala de reunião, no escritório de um colega ou até no jardim ou terraço da casa e acessar a web ou a rede empresarial. Tudo isso via wireless.


As redes Wi-Fi estão, em princípio, expostas a dois perigos principais. O primeiro é um intruso conseguir se conectar ao nosso ponto de acesso. Isto lhe permitiria utilizar alguns dos recursos da rede, por exemplo, a conexões à internet e até mesmo impressoras compartilhadas. O segundo é que o invasor consiga de fato acessar a rede interna, seja ela doméstica ou corporativa, o que lhe permitiria roubar dados, senhas, nomes de conta e arquivos de trabalho.

Porém, como a maioria das novidades tecnológicas, estas mesmas vantagens podem se voltar contra nós: as ameaças de segurança associadas a redes wireless não são poucas. Para entrar em uma rede Wi-Fi, é necessário apenas estar nas proximidades, a alguns metros do ponto de acesso. E esta distância pode aumentar ainda mais se o intruso utiliza uma boa antena omnidirecional ou unidirecional. Resumindo, é possível invadir uma rede sem fio do estacionamento do prédio da empresa ou sentado comodamente em um banco de rua ou comércio vizinho.

Nenhum comentário: