terça-feira, 12 de junho de 2007

Web 2.0 e suas ferramentas

Texto Acadêmico para avaliação da disciplina Cibercultura e Novas Tecnologias
Profª: Isabella Andrade Santana
Por Aline Pereira Miranda/2 semestre noturno


“Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”.

A internet como uma plataforma, essa é a Web 2.0. O desenvolvimento de aplicativos que tem por objetivo aproveitar os efeitos da rede e tem como como lema a inteleligência coletiva.
As ferramentas dentro da Web 2.0 proporcionam a interação de todos, uma vez que o que move todo o seu processo é a participação, colaboração, opinião, interação, aproveitando a inteligência coletiva.
Softwares desenvolvidos que são utilizados pela internet, comercializados como serviços, que são melhorados quanto mais forem utilizados, funcionam pela internet não apenas se instalado no computador. E a maior evolução da Web 2.0 é o beta perpétuo, ou seja, todos os programas são alterados, corrigidos, e melhorando a todo o momento e o usuário participa de todo o processo dando sugestões, críticas, os pontos que precisam ser melhorados e consequentemente aproveitando do aperfeiçoamento que é constante.
Um dos grandes exemplos da Web 2.0 são os sites de relacionamento e o mais conhecido deles é o Orkut. Os usurários participam e se relacionam através dele. Existe o mercado livre, um site de compra e venda de mercadorias onde toda a negociação é feita pelos participantes, uma vez que não existe uma empresa de entrega, funcionários e nem estoque.
Faça tudo o que quiser hoje, não deixe para amanhã! Uma internet que inova a cada minuto, de forma inteligente, simples, dinâmica, atrás de uma interatividade verdadeiramente dita.

2 comentários:

Walfran Amorim disse...

web2.0 depoimentos
Segundo henrique costa pereira . ele diz que pronuciar-se contra um conflito em que todos estão com as armas nas mãos preparados para o ataque, pode transformar o conflito em guerra. mas me desculpem,web 2.0 não siginifica nada nada mesmo. há diversos caras aí muito famosos e conheçidos falando sobre web 2.0em todos os lugares que conseguiram alguns trocados para falar sobre isso. andando pelas ruas esta semana pude ver em uma banca várias revistas com ''o web 2.0'' bem destacado na capa. pensei comigo mesmo, isto está vendendo todos querem ler sobre web 2.0 até meio receiosos ou até mesmo envergonhados de ainda não saberem nada a respeito. meu conselho é esqueçam isso,este conçeito siginifica nada.Devo adimitirque por alguns dias eu achei que isso tinha algum siginificado a web como plataforma, todos diziam. As coisas se comunicando e se relacionando isso, e aquilo, e blá blá blá. por um ou dos meseseu esqueçi isso. mas com o tempo voçê acaba se esbarrando com uma coisa ou outra e me dei conta de que isso não siginifica nada ná prática. me empolguei até começar a entender como as pessoas estavam definindo isso conclusão buzzword ou frase de efeito sem muito siginificado para impressionar o leitor nada mais que isso

Postado por Walfran Amorim às 21:57 0 comentários



web2.0 depoimentos
segundo Juliano Spyer. logo que começou a ouvir falar em web 2.0, imaginou uma espécie de condominio virtual privado- um espaço desenvolvido por mega- corporações,acessível por um canal diferenciado do da internet comum,fucionando como uma plataforma de pulblicação mais controlada e protegida e oferecendo soluções de e commerce e vantagens para usuários com acesso rápido. Nada disso. Na verdade web 2.0 se refere a uma relação de características supostamente diferenciam novos sites daqueles que naufragaram com o estouro da bolha da internet na virada do século. Por esse motivo alguns críticos consideram que o nome web 2.0 vem sendo aplicado indiscriminadamente como sinônimo de originalidade tecnológica para entusiasmar possiveis clientes e envestidores. A associação vaga entre "2.0'' e a idéia de inovação abre precendente para que, por exemplo, um projeto comum que inclua um blog seja promovido como web 2.0 pela equipe de vendas encarregada de ofereçer a solução. ao invés de defender os valores por trás do conçeito,o nome passa a ser usado para o beneficio privado.Há desconfiança de que muitas companhias promovendo essa bandeira estejam desevolvendo produtos sem modelos de negócio sérios apenas para se aproveitar do aquecimento do mercado que o traria junto com a ''nova internet''uma''novabolha''.

Postado por Walfran Amorim às 20:51 0 comentários



Assinar: Postagens (Atom)

Anônimo disse...

Falando de Web semântica, tenho um link bem legal
www.cortex-intelligence.com