sexta-feira, 15 de junho de 2007

INCLUSÃO DIGITAL

Inclusão Digital ou infoinclusão é democratizar o acesso as informações tecnológicas, permitindo assim a inserção de todos na sociedade de informatização.
A Inclusão Digital também se volta para desenvolver tecnologias que facilitem o acesso de usuários com algum tipo deficiência física. O objetivo maior da Inclusão Digital é melhorar as condições de vida de uma comunidade se tratando de ajuda tecnológica.
Para que isso acorra, os governos de alguns Estados organizaram projetos chamados de
Telecentros. Esses são espaços com uma determinada quantidade de computadores tendo acesso gratuito a internet. Nos Telecentros há oficinas para orientação da comunidade e o uso livre dos equipamentos.
O Estado com maior grau de inclusão digital é o Distrito Federal e o de menor é o Maranhão. Mesmo o Estado mais rico, como São Paulo, ainda nota uma grande exclusão digital nas periferias das grandes cidades.
Lans house, também é um espaço com computadores ligados a uma rede de internet, mas tendo uma diferença dos Telecentros, o acesso é pago. Antigamente as pessoas freqüentavam as Lan Houses tendo como maior objetivo, o jogo.
A diferença básica entre os Telecentros e as Lan Houses é que no Telecento não acontece somente o acesso a internet, mais também ha inclusão social, pois os telcentros contam com monitores (professores) que auxiliam os usuários, mostrando-lhes o caminhos de acesso a cultura e novas informações que essas novas tecnologias oferecem, tornando esses usuários capazes de pensar e se tornarem grandes formadores de opniões.
Tudo isso gratuitamente ao contrario das lan houses que são pagos o tempo de acesso a internet, sem nenhum instrutor e estes locais também servem como ponto de encontros para amigos, jogos em rede e espaço de diversão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante e pertinente este texto. Legal saber que a inclusão digital serve para melhorar vida de deficientes.